Quando se falava em competições de Taekwondo, todo mundo já sabia o formato:
Os pontos de Kyorugui, poomse e outras modalidades (quando haviam) eram somados e a equipe com mais pontos era campeã.
O que ocorria era que a equipe com mais atletas inscritos sempre era campeã, porém, não se sabia a melhor equipe de Kyorugui, de Poomse, de Quebramento, de defesa pessoal.
Não se conheciam as especialidades das equipes.
Isso fez com que muitas equipes não se preocupassem em treinar a parte marcial do Taekwondo.
Durante muito tempo o que se ganhou com isso foram academias cheias de atletas do Taekwondo esportivo, e cada vez menos praticantes do Taekwondo marcial, afinal não era interessante para muitos Professores e Mestres treinar a marcialidade, já que esta não ganhava competição.
Isso causou diminuição do nível técnico dos professores, e consequentemente um esvaziamento nas academias, pois não são todos que procuram uma academia para ser atleta de competição (na verdade, é a minoria).
Muitos alunos só treinavam o poomse e os movimentos básicos quando estavam próximos de serem avaliados em exame de faixa.
Até mesmo os chutes, o forte do Taekwondo, estavam se resumindo basicamente ao bandal e um ou outro dui tchagui.
Por outro lado, se uma equipe com muitos alunos inscrevesse todos na modalidade poomse, poderia ser campeã, sem ter um único atleta de kyorugui, e seria da mesma forma um resultado injusto.
Percebendo a necessidade de uma competição que mostrasse todos os lados do Taekwondo, sem prejudicar os atletas nem os praticantes, o Mestre Ivan Leite idealizou uma competição em que todos os recursos do Taekwondo (esportivo e marcial) pudessem ser avaliados.
Assim nasceu a Copa Combate Clube!
Com a intenção de valorizar o Taekwondo marcial, tão esquecido e posto em segundo plano nas academias, mas sem detrimento do esportivo.
A idéia central utilizadas nas 3ª e 4ª edições do evento é simples:
As modalidades passaram a ser separadas em kyorugui e budô (poomse, defesa pessoal e quebramento) e existem colocações em cada modalidade, com premiação e pontuação até o 3º colocado (1º lugar/5 pontos, 2º lugar/3 pontos e 3º lugar/ 1 ponto).
Após este resultado é somado os pontos conquistados nas duas modalidades, só ai é que se conhece a equipe campeã.
Este formato inicialmente foi criticado por alguns, mas após verem o resultado nas academias, com os alunos pedindo treinos de poomse e defesa pessoal, além dos quebramentos, estes entenderam a finalidade da classificação diferenciada.
Inclusive mais uma novidade será apresentada na 5ª edição do evento:
Agora será dividido em três modalidades:
KYORUGUI;
POOM SE (individual, dupla, familia e equipe)
e BUDÔ (quebramento, defesa pessoal e demonstração).
Serão 9 (nove) premiações divididas entre as três modalidades e 5 (cinco) premiações para a classificação geral!
Isso tudo com a qualidade da premiação que já faz parte da história da Copa Combate Clube.
Em dezembro, salvador será palco da melhor edição da Copa Combate Clube até hoje.
Aguardem!