quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ARTIGO LIVRE! Revisão Imediata: Uma nova era no Taekwondo mundial

A partir de hoje teremos uma nova seção chamada “ARTIGO LIVRE!”, e o primeiro convidado foi o Coordenador de Arbitragem da FEBT, Diego Lins, que nos dará dicas e informações sobre arbitragem.
Sua primeira colaboração à pedido do Blog versará sobre o cartão dos técnicos/ Revisão imediata, regra relativamente nova e que ainda assusta muitos técnicos e atletas.
Os internautas podem participar sugerindo pautas para a seção através do e-mail combateclube@hotmail.com, não esqueçam de colocar no assunto: “ARTIGO LIVRE!”.



Revisão Imediata
Uma nova era no Taekwondo mundial

(Por Diego Lins)

Desde Junho de 2009, foi implantada em todo mundo uma nova regra: a Revisão Imediata.
Esta regra diz respeito ao direito adquirido pelo atleta, usando seu técnico como instrumento, de pedir uma revisão de qualquer acontecimento na luta em que não concorde com a decisão tomada pelos árbitros.
Em nível mundial essa revisão é feita através da análise do vídeo deste acontecimento.

Após a solicitação do Técnico o Árbitro pausa a luta e recebe o cartão


Em nível nacional esse recurso imediato é analisado pelos juízes e pelo árbitro da luta, já que não se dispõe de câmeras para a análise. Este pedido é feito através entrega de um cartão colorido (na cor do hogu do atleta) ao árbitro da luta.
O procedimento que se segue é: parada da luta, indicação do pedido pelo técnico, apreciação do pedido por parte dos juízes e árbitro e deferimento ou não deste pedido.

O Técnico informa o motivo da reclamação e aguarda a decisão


Visto com desconfianças no momento de sua implantação, tinha-se a idéia que a luta seria parada a todo instante e que os árbitros, pelo menos nacionalmente, teriam um poder muito grande e poderiam usar deste poder para considerações pessoais acerca deste ou daquele atleta ou técnico.

Porém o que se viu foi justamente o contrário, os técnicos tiveram que se adaptar sobre seu comportamento diante da luta, neste ínterim diria que eles foram adestrados a força, passaram a ser mais coerentes em suas reclamações, não reclamando “de qualquer coisa” com a esperança de obter alguma vantagem para seu atleta.

Falando dos árbitros, também se viu uma grande coerência nas análises dos pedidos, claro que acontecem casos esdrúxulos, mas ainda assim a média tem sido bem aceita.
Campeão de reclamações, Rivaldo Hipólito tem outra postura após a nova regra

Falando em nível estadual, não poderia deixar de falar sobre prof. Rivaldo Hipólito, há muito tempo exemplo de exagero nas reclamações quando atuava como técnico, hoje vem se mostrando uma grande referência no que diz respeito ao comportamento na mesma situação, a ponto de colecionar “devoluções de cartão” ao longo dos campeonatos.
Toda mudança deve ser avaliada, sem desconfianças, e essa especificamente veio para dar “uma cara nova” ao taekwondo, usando a tecnologia em prol do esporte.

Diego Lins é Árbitro Nacional e Coordenador de Arbitragem da FEBT.

2 comentários:

  1. Parabens mais uma vez pela inovação nas informações.
    Todos nós estmos aprendendo muito com este Blog.
    Grande abraço

    Mestre Marcelo Alvarez

    ResponderExcluir