sábado, 12 de fevereiro de 2011

Seleção Baiana 2011 será diferente de 2010?



Pouco antes da Seletiva estadual de 2010, postamos uma previsão dos atletas que garantiriam vaga na seleção baiana, e acertamos.

Vamos tentar de novo, lembrando que esta seletiva, será apenas para a categoria adulto.

Na categoria 54 kgs, temos dois nomes da Associação Marcial, os irmãos Anderson e Emerson Rocha são da mesma categoria e ambos podem representar o estado, os dois têm o mesmo padrão de luta, mas Anderson tem a vantagem da experiência.

Ano passado, Emerson disputou vaga na categoria -58 kg, contra Rivaldo Hipólito (Hwarangdo), e não conseguiu passar pelo experiente Rivaldo.

Inclusive, Rivaldo deve ser o dono desta vaga mais uma vez, os únicos que tem hoje condições de chegar perto de tirá-lo, são justamente os dois anteriormente citados, porém, a nível nacional, seria mais vantajoso a participação de qualquer um dos dois na categoria até 54kg.

Até 63kg, temos Uindson Nogueira (Combate Clube),que em 2010, com pouco treino, passou sufoco na 1ª luta contra Jardel Rodrigues (Hwarangdo/Guanambi), mas garantiu a vaga ao derrotá-lo duas vezes.

Este ano Uindson está muito mais focado e determinado, não diminuiu o ritmo de treino e está confiante graças à medalha de bronze conquistada no brasileiro 2010.

Possível manutenção da vaga.

Até 68kg não há a possibilidade de Henrique Brito (Combate Clube) disputar a manutenção da sua vaga, o mesmo ainda se recupera do grave acidente ocorrido no brasileiro 2010.

Esta vaga pode ser disputada pelo Jardel Rodrigues graças a sua altura, ele não teria dificuldades em subir para esta categoria.

Provavelmente teremos Cássio Esquievel (Hwarangdo/Candeias) na disputa, já que a seletiva é aberta a atletas com graduação de 1º Gub.

Os dois fariam uma boa luta, com vantagem para Jardel por ter mais controle emocional, porém Cássio surpreende nas suas lutas.

Infelizmente, poucas delas chegam ao fim, o mesmo virou especialista em ser desclasificado...

Na verdade, isso pode ser um ponto positivo na seletiva, geralmente a desclassificação se dá por chutar a cabeça do adversário, e como ele estará sob as regras de faixas-pretas, ele estará bem à vontade.

Jackson Nascimento (Hwarangdo) é outro nome para esta categoria. Também 1º gub, vem se destacando na categoria, apesar da pouca altura em relação aos outros dois.

A categoria até 74kg, é remota a possibilidade da vaga não ficar com Josyhenrique Cruz (Power), apesar do tropeço no Brasileiro, em que foi desclassificado na 1ª luta, se redimiu na Copa do Brasil e trouxe o Bronze.

O único que vemos com nível para tentar vaga contra ele é Alisson Bomfim (Combate Clube), mas este estará na disputa pela vaga na categoria até 80 kgs.

Na nossa opinião, é outra categoria com mínimas chances de mudar de dono.

Alisson amadureceu após a derrota no Brasileiro, e o Bronze na Copa do Brasil foi essencial para provar que tem condições de “bater de frente” com os melhores do peso.

Tem treinado diariamente, e tem a vantagem de não precisar “brigar” com a balança, está dentro do peso com folga.

Expedito Paiva (Power) dificilmente terá adversário, e é outro com grandes chances de ser membro da seleção mais uma vez.

A categoria pesado é o grande problema da equipe, e possivelmente estaremos sem representante.

Ou seja: Mudanças neste time, dificilmente ocorrerão, os atletas da seleção 2010 provavelmente estarão de novo levando nossa bandeira pelo país.

Já no feminino, muita coisa pode ocorrer.

Tamara Fiama (Hwarangdo) deve baixar de peso e buscar a categoria até 57kg, havendo a possibilidade de enfrentar Suzan Cima (Marcial), que na nossa opinião deveria baixar para a categoria até 53kg, para estrear no Brasileiro em uma categoria mais leve.

Alana Paula (Combate Clube) tentará a vaga até 62kg, e possivelmente será a titular.

Misnia Mônica (Hwarangdo) baixou muito de peso, e em qualquer categoria que for disputar (57 ou 62) trará dificuldades para as concorrentes. A desvantagem que pode vir por conta da falta de ritmo de competições, mas é uma atleta que sempre demonstrou que tem qualidades e força de vontade, agora em nova categoria pode vir a surpreender.

O Técnico Luiz Claudio Santos terá um ano tranqüilo pela frente.

Desejamos que vençam os melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário