sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Luto no Taekwondo Baiano

Há menos de dois anos, perdemos um grande mestre de Taekwondo em um acidente de trânsito, Mestre Orides, ou Folgado, nos deixou em julho de 2009.

O mesmo estava afastado do Taekwondo há tempos antes do acidente.

Agora, perdemos outro companheiro que muito fez pelo Taekwondo baiano, o Mestre Valderival Santana...



O Mestre Valdé, como ficou conhecido pelos amigos taekwondistas, foi vítima fatal de um grave acidente de trânsito na BR 324, hoje, dia 18/02.

Por causa das políticas nefastas de antigos dirigentes, Mestre Valdé, assim como tantos outros, desiludiu-se com a arte marcial que tanto amou e preferiu afastar-se, privando os Taekwondistas mais novos de conhecê-lo de perto.

Junto com o hoje Grão-mestre José Carlos, Valdé teve a faixa preta CASSADA por um dirigente que achou que tinha poder para tal ato. Felizmente, não tinha o poder de cassação, mas a injusta agressão moral foi muito forte.







Enquanto atleta, Valdé representou a Bahia em diversos campeonatos nacionais, depois atuou como árbitro em muitos outros. Sua esposa e filhas também eram praticantes de Taekwondo.

Em 1990, juntamente com seu amigo Renê, e meu irmão Antonio Leite, disputou na Argentina um campeonato aberto de Artes Marciais, onde conquistou uma medalha de bronze.

Mestre Valdé foi árbitro de várias lutas que disputei, algumas delas polêmicas, então ele já chegava alertando:

- Nem tente abusar, senão te encho de Kyongo...

Ainda tinha um "certo" Mestre que o incentivava:

- Tem que apertar Valdé, senão ele toma conta...

Ô Grão-mestre José Carlos, nem precisava, eu não dava trabalho...



O sepultamento será no Cemitério Campo Santo às 10:00hs deste sábado (19/02).

Que Deus o tenha em bom lugar e dê conforto e paz à sua família.

Mestre Ivan Leite.

4 comentários:

  1. Tive o prazer de conhece lo treinar e até viajar para exames de faixa no interior. Mestre Guerreiro e amigo fica aqui a saudade do mestre Valdé.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito sentido, fiquei sabendo agora, as 23:44.meu companheiro de luta, meu Mestre,e meu aluno.Meus pêsames para a familia.Ratificando a noticia em 1990 na Argentina, ele foi o Grand-Champions de todos os pesos no campeonato Sul americano aberto de artes marciais; onde lutamos com lutadores de de vários estilos.Nós conseguimos o 1º lugar. Valder, Eu (Edmilson)Carlos Pita, waldemir "Lapa Taekwon-do"

    ResponderExcluir
  3. Jose Adeson Dos Santos26 de julho de 2011 às 05:29

    Fiquei muito triste quando soube dois meses depois.Fica na lembrança nossa longa jornada de treinamento, competições, e viagens. Ele deixou um grande exemplo como mestre e pessoa. Faz-se necessário dizer que "os bons morrem jovem".
    JOSÉ ADELSON (ZÉ)

    ResponderExcluir
  4. Algum tempo atrás fiquei a fazer buscas, para obter notícias do meu Mestre. Como não tive sucessos, parei de procurá-lo, mas ontem buscando antigos colegas de escola, resolvi buscar pelo nome de VALDERIVAL SANTANA CERQUEIRA, quando me deparei com essa trágica notícia.
    A minha família é testemunha da minha admiração por este homem, que foi responsável por parte da minha formação pessoal. O esporte só por si já educa, sendo aluno de Valder...Disciplina de verdade.
    Entrei para o Taekwondo em 1987 com 9 anos de idade, na Associação Dragão de TaeKownDo, na baixa do Bonfim. Não fui muito adiante só cheguei à verde ponteira azul, mas até hoje trago comigo a essência de ser taekwondista.
    Verdadeiramente estou muito chocado, mesmo já tendo passado 6 meses da sua passagem. Fico triste de não ter tido a oportunidade de apresenta-lo aos meus filhos, de pelo menos ter participado do ritual em seus adeus.
    Tive, tenho e terei na figura do Mestre VALDER, a força, a sabedoria, o respeito, a humildade, o bom humor...Sa Bo Nim Kiunhe!!!

    Rubenias Oliveira
    (niadabahia@hotmail.com)

    ResponderExcluir