No dia 18 de maio, durante uma palestra esportiva ministrada pelo Superintendente da Sudesb (o ex-jogador de futebol, Bobô), na Câmara Municipal de Dias d`Ávila, Mestre Ivan Leite foi convidado a palestrar sobre a biografia de Antonio Leite, o Mestre Leite, seu irmão e mestre de Taekwondo, que faleceu em 2006.
Foi uma palestra muito interessante, que emocionou tanto os que tiveram o prazer de conhecer o Mestre Leite pessoalmente, quanto os que só conhecem sua história.
Citando as dificuldades que seu irmão enfrentou para sobreviver e manter o esporte em Dias d`Ávila, ainda comparou com o quadro atual, onde poucas pessoas e/ou entidades conseguem conquistas relevantes, mesmo sem apoio no município.
O Presidente do Combate Clube, ainda convocou os presentes a cobrar mais do poder público, que pode e deve criar mecanismos para incentivar a prática esportiva como vetor de transformação social.
Os números alarmantes e crescentes da violência em Dias d`Ávila, principalmente os crimes relacionados diretamente ao tráfico de drogas, poderiam diminuir com politicas públicas voltadas ao público jovem através do esporte.
"Esta não é uma questão apenas de Segurança Pública, é uma questão de cidadania!" - Argumentou Mestre Ivan Leite.
Ao final da palestra, Mestre Ivan Leite recebeu em nome da família Leite, uma placa de homenagem póstuma ao seu irmão, das mãos da Presidente da Câmara Municipal de Dias d`Ávila, Araci Reis, que ainda fez a entrega de um uniforme de Taekwondo que pertenceu ao Mestre Leite, emocionando mais uma vez os presentes.
Os faixas pretas do Combate Clube, Uindson Nogueira (aluno direto do Mestre Leite), Alisson Bomfim, Alana Paula, Sabrina Leite (sobrinha do Mestre Leite), além de Dário e David Leite (irmãos e primeiros faixas pretas do Mestre Leite) e Léia Leite, além de vários outros alunos do Combate Clube, compareceram ao evento.
O Combate Clube, há muitos anos é o único clube de Taekwondo legalmente constituído no município, e apesar de sempre pregar pelo crescimento do Taekwondo, acreditamos que isso só seja possível dentro da legalidade, pois não há espaço para quem vive à margem da lei.
A comunidade de Dias D'Ávila não fez mais do que a obrigação. Devemos sempre lembrar do estre Leite, mais principalmente da família Leite que é um exemplo de garra dedicação ao esporte e aos princípios da ética e moralidade.
ResponderExcluirSou super fã deles todos, principalmente aos que tive a honra de conhecer e conviver.
Alisson Souza