quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Henrique Brito:Exemplo de Guerreiro (Por Ivan Leite)

Vice-Campeão Brasileiro pela segunda vez

Em 2005, durante o Campeonato Brasileiro Master de Taekwondo (Belo Horizonte/MG), eu fui o técnico do atleta Henrique Brito, e em três lutas, ele deu provas de que seria o campeão, apesar de ter tido uma fratura no pé, na primeira luta, continuou até chegar a final.
Levou a luta na garra até o terceiro assalto, arrancando um empate e levando a decisão para a morte súbita.

O adversário nem acreditou quando foi atingido com um chute fortíssimo com o pé esquerdo (o fraturado), e só após alguns segundos reagiu atingindo o braço de Henrique.



Mesmo internado e aguardando uma cirurgia, o sorriso é fácil

Infelizmente, a arbitragem entendeu que o chute de Henrique não teve a potencia necessária, e pior, entendeu que o seu braço estava “colado” ao corpo, por isso marcaram o ponto que deu a vitória ao adversário.


Enquanto eu tentava reclamar, vi Henrique abraçando o adversário e vindo em minha direção, mancando e sorridente, pedindo que eu me acalmasse.


Quem visita Henrique sai "contaminado" pela sua alegria


O Presidente da FEBT José Carlos em visita a Henrique

No último domingo, durante o 18º Campeonato Brasileiro Master, Henrique mais uma vez mostrou sua força.


Sua medalha na categoria Master certamente seria a dourada, e assim como o técnico da Seleção Baiana, Luiz Claudio, eu acreditava em uma medalha na categoria adulto.
Mas quis o destino adiar mais uma vez o titulo nacional deste gigante...



Adson, o "Dr House", cuida de Henrique desde o dia do acidente


Adson está em Sergipe apenas para acompanhar o amigo

Na sua luta final na categoria máster, acidentalmente, o adversário (o mesmo da final de 2005) chutou lateralmente a perna na altura da canela, causando uma fratura na tíbia e fíbula, descartando de uma só vez, as suas chances de conquistar o ouro nas duas categorias.

O desespero tomou conta de todos os seus colegas, eu mesmo me senti derrotado e abatido, mas quando olhei para o centro do dojang, lá estava Henrique mais uma vez me acalmando a distancia e SORRINDO!


Viviane foi dar apoio ao amorzinho


Parecia que ele não sentia dores, apesar da gravidade da lesão, Henrique sabia que dependia dele a reação de todo o grupo, e como um gigante, pediu sorrindo que todos nós lutássemos PARA ELE!
A última coisa que ouvi dele antes de fecharem a porta da ambulância foi:

“Meu irmão, quero que você ganhe para mim!”


Pois bem meu irmão, eu ganhei, e foi para você!


Pude encher o peito e gritar seu nome lá do tatame para toda a nossa equipe.

Jackie, a irmã coruja tinha que conferir a estadia do "Junior"



Certamente, a reação positiva de todo o grupo se deu pela força que você transmitiu para cada um de nós. Da mesma forma que você contaminava a todos durante os treinos, com sua alegria e disciplina, com sua serenidade naquele momento, mesmo caído, ferido, mas não derrotado, você demonstrou toda a sua grandeza.



Apenas três dias depois, te vejo no hospital fazendo planos para quando voltar, e determinando uma rotina de treinamento para recuperação...
E ainda nem passou pela cirurgia!

Sempre busco que meus atletas tragam bons exemplos para minha equipe, exemplos valem mais que qualquer título, e você deu o maior exemplo de garra e superação que jamais pude dar aos meus meninos.


Seja bem vindo meu irmão, o Combate Clube é sua nova casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário