segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Vânia - Mãe Guerreira do Taekwondo


Ao ver essa foto muitas pessoas podem se perguntar: o que ela tem de especial? E a resposta que vem de imediato na minha cabeça é TUDO. Para os que não conhecem, a mulher na fotografia é Vânia, mãe de um atleta do Taekwondo baiano. Um esporte pouco divulgado no estado, apesar das conquistas mundiais do Brasil.

Pode parecer à primeira vista que se trata de uma festa e ela é a anfitriã que está a servir seus convidados. Porém, a realidade é um pouco mais dura que a nossa primeira impressão. O que há de real é a falta de patrocínio e de apoio ao esporte em todo estado.

O que se vê é uma mãe lutando para conseguir arrecadar fundos para que seu filho possa representar o estado em competições nacionais. Essa cena é conhecida pelos amigos e familiares de Vânia. É o famoso “Festival de Tortas” que sempre antecede uma competição importante. Ela utiliza-se de seus dotes culinários, prepara tortas de diversos sabores e depois vende fichas que dão direito a duas fatias de torta e um copo de refrigerante, por cinco reais.

Essa foi a forma que Vânia encontrou para fazer o que os governos têm a obrigação de fazer e não fazem. Talvez seja uma luta solitária, porém necessária aos que acreditam na importância do esporte.

Ela é um exemplo de resistência às políticas adotadas pelas Secretarias de Esporte e suas exigências estapafúrdias. Nas quais ainda podem ser vistos casos de nepotismo e apadrinhamento. É uma pena que existam poucas “Vânias”. É claro, que muitas famílias não têm condições financeiras para apoiar seus atletas, e tão pouco tempo útil para buscar na criatividade opções para se chegar a uma solução viável. No entanto, se estas famílias, e até amigos, começassem a cobrar das autoridades competentes as ações que delas são esperadas, provavelmente a situação começaria a mudar... Não de uma hora para outra... Mas alguma coisa acabaria mudando.

Alessandra Pastore



Praticante e mãe de atleta de Taekwondo.

8 comentários:

  1. 1° - estou em lágrimas, muito obrigada pela homenagem. Sei do meu empenho para com os meus filhos o que graças a Deus sou recompensada mas sem o apoio de familiares e amigos isso seria impossível, acredito no crescimento do esporte como forma de educação e por isso NÃO DESISTO NUNCA.
    Acredito em políticas menos "apadrinhativas" e por isso estou lutando por um patrocínio, beijaum Alê, quando nascem nossos filhos já nos tornam guerreiras.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Alê, o que nós vemos é muita cobrança e pouco apoio, os brasileiros que conseguem ir a uma disputa olimpica já são campeões independentes de medalha, porque enfrentar o que eles enfrentam todos os dias com suas familias para se sustentar em busca de um sonho é uma vitória.
    Essa mãe está de parabéns e tenho certeza que como ela existem muitas outras que acreditam no potencial de seus filhos e lutam junto com eles.

    ResponderExcluir
  3. texto bem conduzido, bem elaborado, com informações sérias, mas conduzida de maneira espetacular.
    Ao mesmo tempo que elogia uma mulher de coragem, crítica a falta de apoio do governo.

    Muito bom

    ResponderExcluir
  4. As vezes sinto tanto orgulho de ter nascido no Brasil, de abrir a boca e dizer com muito orgulho "Eu sou brasileiro", um pais abençoado por Deus com suas belezas naturais, um pais rico em talentos, tanto na música, no cinema, na arte, e tb no esporte. Mas a falta de vergonha na cara e seriedade das pessoas que governam o pais me matam de vergonha e enfraquecem meu orgulho. Como o Brasil que ser um pais de primeiro mundo sem investir em si próprio? Lembram da medalha no revezamento no atletismo? Os caras nao tinham estrutura nenhuma para treinar, treinavam com pneus amarrado a cintura. Onde ja se viu um pais que quer crescer nao investir no esporte? é uma vergonha uma mãe fazer das tripas coracao para poder alimentar o sonho do seu filho atleta, quando vem a conquista logo aparece um idiota na tv querendo tirar proveito da situação, é chegada a hora de nós brasileiros despertar e ter atitudes como a de Alessandra, do jeito que está não pode continuar.
    Vânia meus parabens..
    Abraços
    Paulo Santana

    ResponderExcluir
  5. É o retrato de um país ou melhor de um governo, não somente desse atual, mas de todos que já tiveram no poder, que não demonstram nenhum interesse pelo bem estar de seus habitantes, que não estão nem aí para a tal " inclusão social". A Dona Vânia é mais um exemplo de luta e graças a Deus ela tem força e condições de fazer o que faz. Imagine quantos talentos em todas as áreas nós não aproveitamos por falta de apoio e incentivo...
    Parabéns Dona Vânia, continue com essa força!!! Deus te abençoe.
    Parabéns pelo texto Sra. Alessandra.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. obrigado senhorita Pastore por trazer a tona esta outra faceta da realidade dos esportes menos mediatizados nos países do sul.
    As lágrimas de alegria que acompanharam a conquista heróica de medalhas por alguns atletas do Brasil não devem fazer esquecer que restam muitas coisas a serem feitas para as próximas olimpíadas...e para que o Brasil continue fazendo bonito.

    ResponderExcluir
  8. Essa merece!!!! Mas, diante de tantos comentários, esqueceram do grito de torcida mais famoso do Tkd baiano... Vai Fíííííiíílhooo!!!!!!!!!!!!
    Abração...

    ResponderExcluir