segunda-feira, 29 de março de 2010

Explicando a decisão acerca dos opens (por Ivan Leite)

Após a postagem neste blog sobre Eventos Chancelados e Ranking Kyorugui 2010, recebi uma ligação telefônica de um praticante de Taekwondo, cujo professor não é filiado à FEBT. Na conversação, ele reclamou da “discriminação” da FEBT em não chancelar eventos abertos, e "deixar de fora" do Ranking, atletas não filiados, causando grande afastamento (sic) de atletas baianos do cenário, só por não estarem filiados...


Me acusou de ter “mudado”, pois já fiz eventos open, sendo inclusive os melhores que já participou (palavras dele), e agora mudei as regras sem aviso prévio (?).


Segundo ele, agora fica mais difícil lutar dentro do próprio estado, já que não existem eventos pela entidade do seu professor e alguns eventos open que foram amplamente divulgados como “internacionais” ou “mais importantes” foram adiados por tantas vezes, que ele na verdade acha que deveriam ter sido divulgados como CANCELADOS já que nunca ocorrem...



Informei que a FEBT não chancela eventos opens, mas os apóia se forem realizados por seus filiados, como apoiou a Copa Combate Clube quando foi aberta para não filiados, e que não tem como criar um ranking com filiados e não filiados por questões lógicas...



Quanto às competições organizadas pelo Combate Clube, eu não disse que não faria mais evento open, informei que ESTE ANO cancelei a Copa Mestre Antonio Leite para que vagasse data dentro do tempo minimo entre as competições, estipulado pelos filiados.


Sendo assim, como farei apenas um único evento para todas as faixas, preferi o que fizesse parte do Ranking da entidade a qual sou filiado e luto para que cresça. Não estou desta forma “excluindo” qualquer pessoa, estou apoiando pessoas que seguem na mesma direção que eu.




Portanto, eu não “mudei”, apenas me adaptei ao momento, acompanhei a decisão dos meus pares, e seguirei com eles. Esta não foi uma exigência da FEBT, foi uma decisão minha, após conversa com meus filiados.


No próximo ano, iremos discutir novamente o calendário, e pretendo realizar dois eventos (como venho fazendo), um open e um apenas para filiados FEBT.
Não está descartado, porém, a realização de um evento open pelo Combate Clube ainda este ano, desde que não comprometa o evento de algum companheiro.

Além da 6ª Copa Combate Clube, realizaremos um evento apenas para faixas pretas convidados, o 4º Desafio Faixa Preta, com participação daqueles que se destacarem em 2010.





A opção para quem passa pela mesma situação do colega que fez a ligação, é que os praticantes cobrem de seus professores/mestres, que estes sejam filiados a entidades que tenham e cumpram com seu calendário.
Não vejo filiados FEBT reclamando de falta de competições, ou mesmo de outros eventos, sejam eles cursos, seminários, exames de faixa, etc.

Cordialmente,

Mestre Ivan Leite

Presidente do Combate Clube

2 comentários:

  1. Mestre Ivan,
    Lembramos que a niguem é obrigado a se filiar ou ficar filiado a nenhuma entidade, isso é um direito constitucional.
    Agora se a entidade não faz eventos, não cumpre o calendário, a pessoa também está livre para mudar de entidade pois esse direito é garantia constitucional, o direito da livre associação.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado Eduardo.
    Complementando seu pensamento, não se pode cobrar nada de uma entidade quando não se é filiado a ela.
    Quando optamos em não fazer parte, não temos deveres para com ela, em compensação não podemos exigir direitos.

    ResponderExcluir