segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Vânia - Mãe Guerreira do Taekwondo


Ao ver essa foto muitas pessoas podem se perguntar: o que ela tem de especial? E a resposta que vem de imediato na minha cabeça é TUDO. Para os que não conhecem, a mulher na fotografia é Vânia, mãe de um atleta do Taekwondo baiano. Um esporte pouco divulgado no estado, apesar das conquistas mundiais do Brasil.

Pode parecer à primeira vista que se trata de uma festa e ela é a anfitriã que está a servir seus convidados. Porém, a realidade é um pouco mais dura que a nossa primeira impressão. O que há de real é a falta de patrocínio e de apoio ao esporte em todo estado.

O que se vê é uma mãe lutando para conseguir arrecadar fundos para que seu filho possa representar o estado em competições nacionais. Essa cena é conhecida pelos amigos e familiares de Vânia. É o famoso “Festival de Tortas” que sempre antecede uma competição importante. Ela utiliza-se de seus dotes culinários, prepara tortas de diversos sabores e depois vende fichas que dão direito a duas fatias de torta e um copo de refrigerante, por cinco reais.

Essa foi a forma que Vânia encontrou para fazer o que os governos têm a obrigação de fazer e não fazem. Talvez seja uma luta solitária, porém necessária aos que acreditam na importância do esporte.

Ela é um exemplo de resistência às políticas adotadas pelas Secretarias de Esporte e suas exigências estapafúrdias. Nas quais ainda podem ser vistos casos de nepotismo e apadrinhamento. É uma pena que existam poucas “Vânias”. É claro, que muitas famílias não têm condições financeiras para apoiar seus atletas, e tão pouco tempo útil para buscar na criatividade opções para se chegar a uma solução viável. No entanto, se estas famílias, e até amigos, começassem a cobrar das autoridades competentes as ações que delas são esperadas, provavelmente a situação começaria a mudar... Não de uma hora para outra... Mas alguma coisa acabaria mudando.

Alessandra Pastore



Praticante e mãe de atleta de Taekwondo.

domingo, 24 de agosto de 2008

Nathália Falavigna: Bronze que vale ouro!



Nathália Falavignia se consolida como a mais importante atleta do Taekwondo brasileiro de todos os tempos.





Nathalia sempre foi um exemplo de dedicação ao esporte, com apenas dois anos de pratica sagrou-se campeã mundial de Taekwondo na categoria juvenil, algo muito difícil de ser conseguido, pelo curto período de tempo de treinamento.

Em 2004, ficou em quarto lugar nas olimpíadas, outro feito incrível, mais ainda se levarmos em consideração sua participação impecável, sendo abatida pela atitude anti esportiva da adversária chinesa nas semifinais, o que foi crucial na sua luta contra a venezuelana na disputa pelo bronze.

Em 2005, só comprovou seu trabalho e dedicação ao conquistar o primeiro titulo mundial de Taekwondo por um brasileiro.

O Brasil entrou no rol dos países com titulo mundial, as mulheres começaram a ver o esporte com outros olhos, os homens aumentaram suas cargas de treinamento, as crianças ganharam uma nova ídola, e as entidades de administração do esporte começaram a respeitar as atletas femininas.

Em 2007, Nathália não ganhou o ouro no mundial, mas mostrou que não era uma atleta de uma única temporada, terminando a competição com a medalha de bronze, tendo sido derrotada pela atleta Mexicana Rosário Espinosa que veio a ser a campeã daquele mundial.

No mesmo ano, no Pan do Rio, Nathália teve a chance de mais uma vez escrever seu nome na historia, e escreveu, mesmo sem ter conquistado o ouro, convenceu a todos da sua capacidade, fazendo a final machucada e contra a mesma atleta mexicana que havia tirado a chance do bi mundial, perdeu no Golden Point, e fez o Brasil chorar junto com ela, de tristeza e emoção pela prata.

O Brasil torceu pelo Taekwondo quase como torce pelo futebol, e graças a ela e Diogo Silva que havia conquistado a primeira medalha de ouro para o Brasil naquele pan, e Marcio Wenceslau que havia conquistado a prata.

Agora Nathália faz história de novo!
Traz a primeira medalha olímpica do Taekwondo brasileiro.
Um bronze que vale ouro, por tudo o que Nathália fez até aqui, e por tudo o que Nathália ainda não fez...
Ou alguém duvida que ela vai fazer muito mais?


terça-feira, 5 de agosto de 2008

Eventos realizados pelo Combate Clube

Que a Equipe Combate Clube é campeã em participações (e em pódios) nas competições do estado é inegável, mas é também reconhecida pela organização na realização dos seus eventos, melhorando a cada edição. Vale lembrar:


1º Desafio Faixa preta 2006

Em janeiro de 2006 foi realizado o primeiro evento da Equipe Combate Clube, que foi o 1º Desafio faixa preta 2006, na cidade de Dias d`Ávila/BA, onde foram realizadas exclusivamente lutas de faixas pretas de várias academias convidadas.

Na ocasião foram premiados os melhores atletas da equipe Combate Clube no ano de 2005.


1ª Copa Combate Clube 2006 – Taça Mestre Leite

Em Dezembro do mesmo ano, foi realizada a 1ª Copa Combate Clube 2006 - Taça Mestre Leite, novamente na cidade de Dias d`Ávila/BA.
Representantes de várias equipes da Bahia compareceram, mas apenas a LEE Tkd Clube enviou atletas para disputar.
Este evento foi exclusivo para faixas coloridas.

Na ocasião foram premiados os melhores atletas da equipe Combate Clube no ano de 2006.


1º Festpizza do Combate Clube/ Fight House

Realizada em conjunto com a pizzaria em que o atleta Geraldo André era sócio, o evento teve o intuito de arrecadar verba para compra de material de treino para os atletas da equipe Fight House/ Combate Clube.

1º Festpizza do Combate Clube / Uindson Nogueira

Realizada na sede do Combate Clube/ Uindson Nogueira em Dias d`Ávila, com apoio de pais de alunos (inclusive o Pizzaiolo e idealizador do projeto foi o Sr. Ubiratan Pereira, pai do aluno Breno Teixeira Pereira), o evento teve como meta arrecadar verba para compra de material de treino para a sede.

2ª Copa Combate Clube 2008 - Taça Mestre Leite

Este evento seria realizado em dezembro de 2007, em Dias d`Ávila/BA, mas há dois dias do evento, para surpresa dos organizadores, o patrocinador não cumpriu com o acordo, mesmo já tendo sua logomarca nas medalhas pagas pelo Mestre Ivan Leite, o que forçou o adiamento do evento em seis meses, e foi um sucesso como vocês puderam acompanhar pelo tópico relacionado ao evento.
Contamos com:

Placar eletrônico com monitores de LCD de 19 polegadas;
Medalhas personalizadas para os faixas coloridas;
Troféus como premiação para os faixas pretas;
Premiação por equipe até o 5º lugar;
Homenagem aos Mestres presentes;
Equipe médica com material de primeiros socorros;
Água mineral disponível para os atletas.

Neste evento foram premiados os melhores atletas e integrantes da equipe Combate Clube do ano de 2007.

Próximos eventos programados:

3ª Copa Combate Clube 2008 (segundo semestre de 2008).

2º Desafio Faixa Preta 2008. (segundo semestre de2008).

1ª Copa Mestre Leite 2009 (primeiro semestre de 2009).